domingo, 20 de fevereiro de 2011

Política de Cotas

  Annie e Lúcia são grandes amigas. Annie é branca, e Lúcia é negra. Elas possuem o mesmo Q.I. (128) e estudam juntas desde a pré-escola, numa das melhores escolas de Brasília, cidade onde elas moram.
 
  Quando terminaram o ensino médio e prestaram vestibular de medicina e ambas passaram sem nenhum ano de cursinho. Lúcia, apesar de ser negra não quis usar as cotas para negros, às quais tinha direito.
   Quando já tinham se formado, e cada uma tinha aberto seu consultório, houve o seguinte diálogo entre duas amigas(Marcella e Elise):
  - E aí, amiga, sabe o nome de algum oftalmologista bom?-perguntou Elise
  - Ah, sei, tem a Lúcia, ótima! - sugeriu a amiga
  - Sim... e ela é bonita? Porque eu não quero levar meu marido em nenhuma médica bonta demais, sabe como é, né?- brincou Elise
 
 - É, né? Mas ela é bem bonita, negra alta... Melhor tomar cuidado... E é inteligente também,porque passou na UnB-recomendou Marcella
 
Elise não dise nada, mas ficou com o pé atrás: ''se ela passou na UnB, provavelmente foi na política de cotas... Melhor perguntar para outra pessoa..."
  E assim, porque diálogos como esse foram repetidos muitas vezes, Annie foi uma oftalmologista de muito mais sucesso que Lúcia, apesar das duas terem um nível igual de inteligência.